A todos, Namaste!

HOLI (se pronuncia “rôli”) é um festival celebrado anualmente na Índia.  Neste ano de 2011 a data é o dia 20 de março.  É, por assim dizer, o Carnaval Indiano e data de alguns séculos antes de Cristo. Embora sua origem seja tão antiga, o significado do Holi vem mudando através dos tempos e, acredita-se que, no passado era um festival no qual adorava-se a Lua como divindade. Depois Holi passou a ser uma celebração, exclusivamente feminina, na qual as mulheres agradeciam por estarem casadas e demonstravam a alegria por terem uma família saudável e próspera.

Atualmente, Holi é comemorado com um grande carnaval nas ruas onde as pessoas jogam umas nas outras um pó colorido com corantes naturais e inofensivos ou usam pistolas d´água para molharem uns aos outros com água colorida com o mesmo ingrediente. O interessante em Holi é que a sociedade indiana, normalmente dividida pelo severo sistema de castas onde as pessoas não se misturam,  celebram juntas, relaxam da tensão de uma vida tão austera, sorriem e brincam juntas, sendo esse festival o único onde todos se misturam, esquecendo de que castas são.

Infelizmente, a violência do mundo moderno parece ter alcançado a alegria ingênua de Holi e as pessoas estão atirando também ovos umas nas outras e usando óleo de carro para se sujarem, o que nem sempre é bem aceito e quebra com brigas a alegria que sempre foi a característica marcante do festival