A todos, Namaste!

Minha segunda ida ao Rio Grande do Sul começou com a recepção no aeroporto Salgado Filho onde o DR. ENIO BURGOS, grande colaborador e organizador de todas as minhas atividades, estava à minha espera. Eu e meu filho Kauan fomos então levados diretamente para a acolhedora cidade de São Francisco de Paula, 112 km. distante de Porto Alegre, na rota para as famosas cidades de Gramado e Canela.

Em “São Chico”, apelido da cidade, ficamos hospedados na sede da Editora BODIGAYA, pertencente ao Dr. Enio Burgos (Upássaka Áriyajiva é seu nome buddhista). Lá, tudo foi preparado para a primeira atividade – um Retiro de Prática Buddhista e formação no Buddhismo Theravada Brasileiro, por mim fundado. Apesar do pequeno número de participantes (apenas 5 pessoas), o evento teve um alto nível de participação e perguntas muito inteligentes. Ao final das atividades me foi doado pela Sra. CÉLIA PLÁCIDO um excelente terreno na entrada da cidade, destinado à construção da primeira sede no RS do Buddhismo Theravada Brasileiro. À Sr. Célia, meu profundo agradecimento, mais uma vez registrado.

Ainda em São Chico, um espaço holístico onde a Sr. Iara dá aulas de Yôga foi utilizado para minha palestra sobre o livro “O Dhammapada”, recentemente editado pela Bodigaya, num excelente trabalho do Dr. Enio com o qual pude colaborar fazendo a tradução, a partir da língua Páli, quando eu ainda morava na Ásia. Mais de 30 pessoas prestigiaram o evento, fizeram muitas perguntas e, ao final, pude assinar dedicatórias nos livros de muitas pessoas que os compraram.

Como nossa estadia no RS teve que ser estendida, deixamos São Chico rumo à grande cidade de Santa Cruz do Sul onde foi realizada a segunda etapa de minha missão no sul. Após quatro horas de viagem de carro, Dr. Enio nos deixou na ECOVILA KARAGUATÁ, um excelente projeto ecológico do qual faz parte a Família GUSSON – Dr. AQUILES, Dra. GLORIA e seus dois filhos YAN (14 anos) e GABRIEL (9 anos). Com uma grande experiência de vida simples e correta, os Gusson nos acolheram de coração aberto e foi excelente cada momento que passamos na convivência com eles! Foi na ecovila que pudemos testemunhar a enorme capacidade dos gaúchos em se mobilizar para tornar um evento bem sucedido… A rusticidade da ecovila tornou o Retiro de Prática Buddhista muito mais participado e todos, dividindo atividades em total harmonia, fizeram do evento um total sucesso! Quase 40 pessoas participaram desse segundo Retiro de Prática Buddhista!

Graças à excelente participação do grupo, pude divulgar o Buddhismo, esclarecer dúvidas, abordar os principais temas do Ensinamento do Buddha e, como atividade final, tivemos um Púja (ritual buddhista) no qual cinco participantes tornaram-se oficialmente buddhistas, recebendo seus nomes em língua Páli e seus Certificados de Buddhismo, assinados por mim.

Após o Retiro, continuamos abusando da generosidade da Família Gusson e aproveitamos o tempo para aumentar o conhecimento deles sobre Buddhismo, esclarecendo dúvidas e dando orientação às práticas de Meditação que eles mantêm todas as quartas-feiras na casa deles, para um pequeno grupo. Ainda, graças à brilhante idéia da família Gusson eu pude dar duas palestras sobre Buddhismo na Escola Família Agrícola, um ótimo projeto de formação de jovens técnicos em Agricultura e Pecuária. É lá que estuda o jovem Yan Gusson (Upássaka Dharmap´haláni) e fomos muito bem recebidos pelos professores e alunos que participaram intensamente nas duas semanas que visitamos a escola. Em cada uma das palestras foram 50 alunos, mais os professores. Novamente fiquei contente pela oportunidade de divulgar o Buddhismo e agradeço, mais uma vez, à família Gusson!

Aproveitando minha estadia em Sta. Cruz do Sul, fui levado à clínica onde o Dr. Enio Burgos presta atendimento médico a portadores de HIV, em diversos estados da AIDS. Lá, me foi oferecida uma sala onde pude atuar no aconselhamento a diversas pessoas, tanto pacientes quanto seus familiares, sempre dentro da ótica buddhista, porém sem qualquer caráter doutrinatário. Foram dois dias seguidos de uma experiência incrível, onde pude vivenciar o sofrimento de pessoas às quais tentei ajudar. Também por isto sou grato ao amigo Dr. Enio!

Ao final dessas duas semanas tão enriquecedoras em Sta. Cruz do Sul (o Retiro de Prática foi muito bem divulgado pelo principal jornal local, com uma matéria de 1/4 de página e direito a foto minha logo na primeira página!), demos início à minha última fase desta segunda ida ao RS. Voltamos a São Chico, passando antes por uma breve visita ao famoso Templo Tibetano de Três Coroas, um enorme complexo de prédios em estilo tibetano, numa réplica nacional que lembra os templos que visitei na Ásia. A vista das muitas planícies gaúchas é realmente encantadora…

Novamente hospedados na bela sede da Editora Bodigaya, pudemos nos preparar para a última atividade programada, antes da volta ao Rio. No domingo dia 10, fomos a Porto Alegre onde dei nova palestra sobre “O Dhammapada”. O evento foi no VIAZEN, um grupo de prática buddhista coordenado à distância pela Venerável MONJA COEN, a quem expresso aqui meu sincero agradecimento pela generosidade em me receber. Mais de 30 pessoas compareceram e a palestra foi bem sucedida.

Terminada a palestra, pernoitamos no apartamento cedido pela Srta. ELISA, filha do Dr. Enio Burgos, a quem agradecemos pela generosidade. No dia seguinte o Dr. Enio, incansável em generosidade e gentileza, veio nos buscar e, após o almoço, embarcamos para o Rio de Janeiro.

Durante todo o período em que meu filho e eu estivemos no Rio Grande do Sul, vivenciamos a hospitalidade do povo gaúcho, algumas vezes, com total injustiça, taxados de frios… O povo gaúcho nos deu uma verdadeira lição de generosidade, hospitalidade, interesse pelo Buddhismo e capacidade de mobilização para que nos sentíssemos totalmente “em casa”! Sou imensamente grato pelo modo como eu e Kauan fomos tratados por todos! Ao tempo em que peço desculpas pelo excesso de tempo que passamos, abusando da hospitalidade gaúcha, quero transferir meus méritos pessoais a todos os que possibilitaram o sucesso de minha visita ao Rio Grande do Sul!

Fiquem todos em Paz e protegidos!

सुनन्थो भिक्षु

Reverendo SUNANTHÔ BHIKSHÚ

PROJETO UNIVERSAL DHAMMA VIHARA: SUA GENEROSIDADE EM DOAR É FUNDAMENTAL!

UNIVERSAL DHAMMA VIHARA PROJECT: YOUR GENEROSITY IN DONATING IS FUNDAMENTAL!