A todos, Namaste!

VESSAK, VEZAK, VESAK, BUDDHA JAYANTI, BUDDHA PURÑIMA… Tantos são os nomes para definir a Data Máxima do Buddhismo… Não importa qual delas você use, o fato é que, no próximo dia 17 de maio – a Lua Cheia do Quinto Mes do Ano, como ensina a Tradição Theravada, comemoraremos ao mesmo tempo O Nascimento, A Iluminação e A Morte do Buddha Shakya Muni, o Buddha Histórico, que nos deixou como herança um Ensinamento poderoso, único na História da Humanidade e, tão atual hoje em dia quanto foi na época em que o próprio Buddha o transmitiu!

Vesak, já faz alguns anos, foi decretado Feriado Universal em Assembléia da Organização das Nações Unidas – ONU e, desde então, diversos países, mesmo que não-buddhistas, vêm respeitando a data, fechando o comércio e permitindo que os buddhistas celebrem essa importante data buddhista livremente, com grandes procissões e carros alegóricos com imagens do Buddha, ricamente ornamentados.

No Brasil, onde o número de buddhistas parece estar crescendo, o Dia de Vesak continua passando quase que despercebido, limitando-se às pequenas comunidades japonesas que, aqui e ali, comemoram a data de acordo com suas tradições, nem ao menos seguindo a data oficial, já que a celebram em abril, época da colheita no Japão…

É lamentável que tantas datas sem importância alguma, como o tal “dia internacional do beijo”, recebam tanto destaque da mídia brasileira e a data que homenageia o maior mestre da Humanidade, que revolucionou pacificamente o modo de pensar e a conduta de milhões de pessoas, seja ainda desconhecida, um dia comum do qual ninguém nem toma conhecimento!

Cabe a nós buddhistas reverter essa situação, fazendo com que o Dia de Vesak seja reconhecido, divulgado, mostrado na TV… Cabe a nós, seguidores do Buddha, sair do anonimato, da inércia, da apatia em que vivemos e mostrar à Socieedade Brasileira que o Buddhismo tem uma data a ser comemorada! Não é por sermos minoria num país cristão que devemos nos encolher e abrir mão do que nos é de direito! Não se trata aqui de mais um dia para deixarmos de trabalhar ou “emendar feriadão”, mas sim de uma oportunidade única de divulgarmos o NOME DO BUDDHA, sua história, sua importância para a Humanidade! Quanto maior for o reconhecimento da importância do Buddha como personalidade histórica, mais fácil será para nós buddhistas levarmos adiante nossa missão de divulgar o Ensinamento precioso, poderoso e totalmente confiável – O Dharma, que é capaz de melhorar a vida de todos os seres e conduzir cada um de nós ao Sublime Nirvana!

Se você tem alguma sugestão de onde comemorar Vesak e precisa da presença de um monge para o Pujá, faça contato comigo, de repente, podemos juntos fazer da data uma comemoração inesquecível, bonita e marcante!

17 de Maio de 2011 – DIA DE VESAK

सुनन्थो भिक्षु

Reverendo SUNANTHÔ BHIKSHÚ