GÁRAM MASSALÁ

 

É UMA MISTURA DE ESPECIARIAS USADA PARA REFOGAR VÁRIOS PRATOS DA COMIDA INDIANA… HÁ VÁRIAS RECEITAS E SÃO INDISPENSÁVEIS NA CULINÁRIA INDIANA.

 

DEPOIS DE PRONTO, O GÁRAM MASSALÁ PODE SER GUARDADO POR VÁRIOS MESES EM POTES DE VIDRO.

 

RECEITA BÁSICA DE GÁRAM MASSALÁ

 

AQUEÇA UMA COLHER DE SOPA DE GHEE (GHÍ)

ADICIONE UMA COLHER DE CHÁ DE SEMENTES DE COMINHO

SEMENTES DE COMINHO MARROM E UMA COLHER DE CHÁ DE PIMENTA (CHILI) ESMAGADAS.

COZINHE ATÉ DOURAR

RECEITA MAIS COMPLETA DE GÁRAM MASSALÁ

UMA COLHER DE SOPA DE CRAVO DA ÍNDIA

DUAS COLHERES DE SOPA DE CANELA

UMA COLHER DE SOPA DE COENTRO

UMA COLHER DE SOPA DE GENGIBRE RALADO

UMA COLHER DE SOPA DE NOZ MOSCADA RALADA

DUAS COLHERES DE SOPA DE COMINHO

MISTURE TODOS OS TEMPEROS

 

EM LOJAS DE ARTIGOS INDIANOS, HÁ MISTURAS PRONTAS QUE PODEM SER COMPRADAS, MAS É MELHOR PREPARAR SUA PRÓPRIA MISTURA, À MEDIDA QUE FOR CONHECENDO OS TEMPEROS E SUAS MISTURAS.

 

GHEE (SE PRONUNCIA GHÍ)

 

GHEE OU MANTEIGA CLARIFICADA, É UM INGREDIENTE FUNDAMENTAL NA COZINHA INDIANA E PODE SER PREPARADO EM CASA. É PRECISO COMPRAR UMA GRANDE QUANTIDADE DE MANTEIGA SEM SAL, EM TABLETES.

 

PONHA A MANTEIGA NUMA FRIGIDEIRA OU PANELA GRANDE E ALTA PARA DERRETER LENTAMENTE, EM FOGO BEM BAIXO. À MEDIDA QUE A MANTEIGA VAI DERRETENDO E SE AQUECENDO, VAI SE FORMANDO UMA ESPUMA AMARELADA NA SUPERFÍCIE. ESSA ESPUMA DEVE IR SENDO RETIRADA COM UMA ESCUMADEIRA. QUANDO TODA A ESPUMA FOR RETIRADA E SOBRAR APENAS UM LÍQUIDO DOURADO, PODE-SE ACRESCENTAR UMA CASCA DE BANANA POR ALGUNS SEGUNDOS (PARA TIRAR O RANÇO DA MANTEIGA).

 

DEIXE O GHEE ESFRIAR ATÉ FICAR MORNO E DESPEJE EM UM POTE DE VIDRO (COMO O DE NESCAFÉ, POR EXEMPLO), TAMPANDO BEM. O GHEE VAI ENDURECER COMO MANTEIGA E PODE SER GUARDADO NA GELADEIRA OU FORA DELA, POIS DURA POR MUITOS MESES SEM AZEDAR!

 

 

 

ARROZ ARCO ÍRIS

 

DUAS XÍCARAS DE ARROZ

1 COLHER DE CHÁ DE SAL

PIMENTÃO VERDE PICADO

2 ABOBRINHAS

4 XÍCARAS DE ÁGUA

GHEE (GHÍ)

2 COLHERES DE CHÁ DE CÚRCUMA

1 TOMATE

1/4 DE XÍCARA DE CHÁ DE MANTEIGA DOCE

1 COLHER DE CHÁ DE GÁRAM MASSALÁ

 

COZINHE O ARROZ NO VAPOR, ADICIONANDO O SAL. FAÇA UM SAUTÊ COM A PIMENTA USANDO O GHEE E O MASSALÁ. FRITE A ABOBRINHA NO GHEE, ADICIONANDO A CÚRCUMA. AO SERVIR NA TIGELA, FAÇA UMA CAMADA DE ARROZ, UMA DE PIMENTÃO, UMA DE ABOBRINHA E UMA DE TOMATE. POLVILHE COM UM POUCO DE PÁPRICA E CUBRA COM MANTEIGA DOCE DERRETIDA.

 

ARROZ COM ERVILHA

 

QUATRO COLHERES DE SOPA DE GHEE

1/2 COLHER DE SOPA DE SEMENTES DE COMINHO

1 1/2 COLHER DE CHÁ DE PIMENTAS (CHILI) ESMAGADAS

1/2 COLHER DE CHÁ DE PIMENTA PRETA EM GRÃOS

1 XÍCARA DE ARROZ

1/2 COLHER DE SOPA DE CÚRCUMA

1 COLHER DE SOPA DE SAL

1 LATA DE ERVILHAS ESCORRIDAS E SECAS

‘1 1/2 XÍCARAS DE ÁGUA

 

AQUEÇA O GHEE E ACRESCENTE AS SEMENTES DE COMINHO. QUANDO DOURAR, ACRESCENTE A PIMENTA CHILI E A PIMENTA PRETA. ACRESCENTE O ARROZ JÁ LAVADO E ESCORRIDO E MEXA. ADICIONE O SAL E A CÚRCUMA. QUANDO O ARROZ ESTIVER UM POUCO GRUDENTO NAS BORDAS DA PANELA, ADICIONE A ERVILHA. ACRESCENTE ÁGUA ATÉ FERVER. CUBRA E BAIXE O FOGO. AGUARDE 15 A 20 MINUTOS E VERIFIQUE SE O ARROZ ESTÁ PRONTO.. NÃO MEXA ATÉ QUE O ARROZ ESTEJA COZIDO.

 

É UM ARROZ BEM COLORIDO E APROPRIADO PARA FESTIVIDADES.

 

ARROZ COM ESPECIARIAS

 

MASSALÁ BÁSICO

2 XÍCARAS DE ARROZ

4 XÍCARAS DE ÁGUA

1/2 COLHER DE CHÁ DE CARDAMOMO

UMA PITADA DE CRAVOS DA ÍNDIA AMASSADOS

1/3 DE XÍCARA DE MANTEIGA

1/2 COLHER DE CHÁ DE NOZ MOSCADA

1 COLHER DE CHÁ DE CANELA

1 COLHER DE CHÁ DE GENGIBRE

1 COLHER DE SOPA DE GHEE

 

PREPARE O MASSALÁ BÁSICO EM UMA COLHER DE SOPA DE GHEE. ADICIONE O ARROZ E MEXA ATÉ DOURAR. ADICIONE A ÁGUA E DEIXE FERVER, ENTÃO CUBRA O ARROZ E COZINHE ATÉ FICAR PRONTO (CERCA DE 20 MINUTOS). ADICIONE TODAS AS OUTRAS ESPECIARIAS E A MANTEIGA. MEXA LIGEIRAMENTE.

 

GRÃO DE BICO COM AMENDOIM

 

 

 

1 XÍCARA DE GRÃO DE BICO

1 XÍCARA E MEIA DE AMENDOIM

2 COLHERES DE CHÁ DE SAL

SUCO DE UM LIMÃO

GHEE PARA FRITAR BEM

1/2 COLHER DE CHÁ DE CÚRCUMA

1/4 DE COLHER DE CHÁ DE PIMENTA CAYENA

 

DEIXE O GRÃO DE BICO DE MOLHO DURANTE A NOITE. ESCORRA MUITO BEM. FRITE O AMENDOIM E O GRÃO DE BICO, SEPARADAMENTE, ATÉ DOURAREM. MISTURE TODOS OS TEMPEROS COM LIMÃO E ESPALHE SOBRE OS GRÃOS FRITOS. MISTURE BEM.

 

PÃES CACETINHO INDIANO

 

DUAS XÍCARAS DE FARINHA INTEGRAL

1/2 XÍCARA DE FARINHA BRANCA

1 COLHER DE CHÁ DE SAL

1 1/2 XÍCARA DE SEMENTES DE GERGELIM

GHEE PARA FRITURA

 

MISTURAR AS FARINHAS, O SAL E SEMENTES.. ADICIONAR GHEE SÓLIDA E MISTURAR COM AS MÃOS ATÉ QUE A FARINHA ATÉ QUE FIQUE CONSISTENTE. ADICIONE ÁGUA SUFICIENTE PARA QUE FIQUE UMA MASSA MACIA E ÚMIDA (MAS NÃO MOLHADA!). FAÇA ISSO AOS POUCOS, PARA EVITAR ENXARCAR.

 

SOVE A MASSA ATÉ QUE FIQUE PRONTA, APÓS 5 A 10 MINUTOS E A DIVIDA EM 12 PARTES. ENROLE OS PEDAÇOS EM FORMA ALONGADA, NÃO MAIS QUE UMA POLEGADA OU UMA POLEGADA E MEIA DE DIÂMETRO. OS PEDAÇOS DEVEM SER COBERTOS DE GHEE O MÁXIMO POSSÍVEL. FRITE EM FOGO BAIXO ATÉ DOURAR E FICAREM COM SOM OCO QUANDO BATERMOS NELAS. REMOVER DO FOGO E ESCORRER. FICAM UMA DELÍCIA PURAS OU COM MANTEIGA. SÃO ÓTIMAS PARA LEVAR EM VIAGEM E SE MANTÊM POR 2 OU 3 DIAS. TAMBÉM FICAM BEM EM FORMA DE ROSCA.