O Venerável Moriyama Roshi

 

A todos, Namastê!

Com muitos seguidores no Brasil e Mestre da Linhagem Soto-Shu, do Zen Japonês, o Venerável MORIYAMA ROSHI passou longos períodos divulgando o Buddhismo Zen em nosso país e fez por aqui muitas amizades. Essas pessoas, no momento, se preocupam com a falta de notícias de seu mestre, já que, desde o tsunami e terremotos que atingiram o Japão ele está desaparecido e não há garantias de que esteja vivo, tampouco confirmação de sua morte.

O Venerável Moriyama estava com mais uma visita ao Brasil agendada, mas por questões de saúde, cancelou sua vinda, exatamente na época da catástrofe que atingiu o nordeste do Japão. Posteriormente, deveria ter comparecido a uma importante cerimônia perto de Tóquio, mas também não apareceu, nem justificou sua ausência.

Enquanto seguidores do Venerável Roshi ainda mantêm esperanças de encontrá-lo com vida, seus seguidores sugerem que sejam feitos rituais de expressão de gratidão e respeito. De minha parte, embora não o tenha conhecido pessoalmente, conheço alguns de seus seguidores, dentre eles o amigo, DR. ENIO BURGOS, Upássaka Ariyajiva, que conviveu diretamente com ele por muito tempo e, assim, decidi fazer um Púja de Transferência de Mérito (transferência da energia positiva, fruto do bom karma praticado) a ser realizada após o Púja de Buddha Jayanti (Cerimônia de Vessák), na terça-feira, dia 17 de maio – Lua Cheia.

Nessa data, os que quiserem se unir mentalmente, enviando seus méritos ao Ven. Moriyama Roshi, estarão ajudando de uma forma simples, porém poderosa, para que, onde quer que ele se encontre, possa estar fortalecido.

Fiquem todos em Paz e protegidos!

सुनन्थो भिक्षु

Reverendo SUNANTHÔ BHIKSHÚ