२५५४ ०७ २३ Sanibár 2554-07-23

A todos, Namaste!

  uso correto das palavras e a Atenção Plena para o que é ouvido ou lido são duas práticas importantes do Buddhismo. Hoje fui alertado por um seguidor que desenvolve um excelente trabalho de divulgação do Dharma, de que o UNIVERSAL DHAMMA VIHARA não pode ser chamado de “primeiro templo Theravada DO BRASIL“, porque há muito tempo já existe a Sociedade Buddhista do Brasil (SBB), em Santa Teresa – RJ, que abriga um bonito templo, de raíz cingalesa, há mais de 40 anos. Ora, foi lá que, 17 anos atrás, tive meu primeiro contato com o Buddhismo e recebi os preciosos Ensinamentos daquele a quem considero meu Primeiro Mestre, o recentemente falecido Don Kulatunga Jayanetti a quem já homenageei neste mesmo Blog. Portanto, ignorar ou menosprezar a existência da SBB seria como renegar minha própria origem!

Vejam bem: Primeiro templo Theravada DO Brasil é diferente de Primeiro templo THERAVADA BRASILEIRO… O Universal Dhamma Vihara se encaixa na segunda opção! Eu, Rev. Sunanthô Bhikshú, dentro do direito como monge de Ordenação Superior, uma NOVA MODALIDADE de Buddhismo, denominada BUDDHISMO THERAVADA BRASILEIRO e, portanto, estou construindo o primeiro templo deste Buddhismo. Diferindo da maioria dos templos Theravada, o Buddhismo THERAVADA BRASILEIRO enfatizará a Ação Social, a Ordenação Monástica de monjas e maior liberdade de interação dos monges e monjas com a Comunidade Leiga – todas essas características são predominantemente Mahayana e, quando adotadas e adaptadas ao modo de vida Theravada, tornam este Buddhismo mais fácil de ser seguido e praticado numa Sociedade tão peculiar como a nossa.

Não tenho intenção alguma de tirar da SBB o título, real e merecido, de Primeiro Templo Theravada DO BRASIL. Quando e SE eu concretizar a missão de erguer o UNIVERSAL DHAMMA VIHARA, ficarei muito feliz, mesmo que seja o segundo, terceiro ou quarto templo Theravada, só espero que não seja o último!

Fiquem todos em Paz e protegidos!

सुनन्थो भिक्षु

Vantê SUNANTHÔ BHIKSHÚ