२५५४ ०८ ०९ Mangalbár 2554-08-09

A todos, Namaste!

uitas vezes o Bhagaván mencionou o valor e a importância de um amigo sincero! Do mesmo modo que sempre nos aconselhou a nos afastarmos da companhia dos tolos, ele sempre enfatizou que um amigo sincero, capaz de nos aconselhar, ajudar e orientar ao longo da vida é um presente inigualável, que devemos prezar e preservar. Na passagem a seguir, o Bhagaván enumera as vantagens obtidas por quem sabe cultivar a amizade sincera e verdadeira.

AS VANTAGENS DA AMIZADE SINCERA
Traduzido do Inglês, em linguagem simples
pelo Vantê SUNANTHÔ BHIKSHÚ


1 – Aquele que mantém a amizade verdadeira, que não trai os amigos, não importa o quanto se afaste de seu lar, receberá grande hospitalidade. Muitos vão se beneficiar na vida através dele.
2 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, não importa em que país, aldeia ou cidade se encontre, será sempre homenageado.
3 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, os ladrões não o roubarão, a Realeza não o desdenhará. Ele triunfará sobre todos os seus inimigos.
4 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, ao voltar para casa, com sentimento de amizade, se sentirá feliz ao reunir pessoas e se tornará o chefe de seus semelhantes.
5 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, sendo hospitaleiro para com os outros, em retribuição terá hospitalidade. Sendo respeitoso para com os outros, será digno de respeito. Gozará de elogios e fama.
6 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, sendo um doador, em retorno receberá presentes. Sendo homenageador de outras pessoas, será por elas homenageado. Terá prosperidade e fama.
7 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, brilhará glorioso, como o fogo e radiante como uma divindade. A prosperidade não vai abandoná-lo.
8 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, sempre terá muitas cabeças de gado. O que quer que semeie, germinará. O fruto plantado sempre frutificará.
9 – Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, não cairá de um precipício, montanha ou árvore, estará protegido, não sofrerá nenhum mal.

Quem quer que mantenha a amizade verdadeira, não será derrotado por seus inimigos, da mesma forma que a árvore Banyan não pode ser derrubada pelo vento!
(a árvore banyan é um tipo de árvore muito comum na Ásia, que o Buddha apreciava muito. É forte, com o tronco largo e raízes muito profundas)

Fiquem todos em Paz e protegidos!