– Eu aceito para mim o Treinamento Mental de não tirar intencionalmente a vida de NENHUM ser vivo. Por entender que todo ser vivo tem igual direito de buscar a verdadeira felicidade.

– Eu aceito para mim o Treinamento Mental de não pegar para mim o que não me foi dado pelo dono. Por entender que me apropriar do que não me pertence, causa inquietação mental a uma ou mais pessoas.

– Eu aceito para mim o Treinamento Mental de não ser infiel à pessoa com quem assumi o compromisso de vida sexual a dois. Por entender que a infidelidade causa inquietação mental à pessoa e aos outros que convivem com ela.

– Eu aceito o Treinamento Mental de não fazer mau uso de minhas palavras – faladas, escritas e pensadas. Por entender que falar mal dos outros, usar de linguagem agressiva, falsa, ilusiva, grosseira, desnecessária etc. causa inquietação mental às outras pessoas e a mim mesmo.

– Eu aceito para mim o Treinamento Mental de NÃO FAZER USO de qualquer substância capaz de alterar o estado puro e natural de minha mente. Por entender que somente quando sou capaz de manter minha mente ATENTA, clara e sem distorções, posso manter meu treinamento de Purificação Mental.

Quem, sinceramente, adota APENAS estes Cinco Preceitos de Moralidade e Ética e guia a vida por eles, pode ser chamado de BUDDHISTA e, com certeza, está no Caminho que conduz à Iluminação.