Samyutta Nikaya XLVI.48

Aditchtcha Sutra

O Ensinamento sobre o Nascer do Sol

Traduzido para o Português em Linguagem Simples

e com explicações entre parênteses

Por Vantê SUNANTHÔ BHIKSHÚ

 Assim me foi transmitido oralmente. (एवं मया श्रुतं)

erta ocasião, o Bhagaván (título do Buddha) dirigiu-se aos monges e lhes disse: “Bhikshús (monges buddhistas), este é o precursor e antecessor do nascer do Sol, isto é, a alvorada. Assim também, Bhikshús, para um Bhikshú este é o precursor e antecessor do surgimento dos sete fatores da iluminação, isto é, ter pessoas admiráveis como bons amigos. Quando alguém tem pessoas admiráveis como bons amigos, é de se esperar que desenvolva e cultive os sete fatores da iluminação.

“E como um Bhikshú que tem pessoas admiráveis como bons amigos desenvolve e cultiva os sete fatores da iluminação? Neste caso, Bhikshús, um Bhikshú desenvolve o Fator da Iluminação da Atenção Plena, que tem como base o isolamento (da vida agitada) desapego (do excesso de bens materiais e dos conceitos ferrenhos) e cessação (da inquietação mental), que amadurece na libertação (da mente).

 E como um Bhikshú que tem pessoas admiráveis como bons amigos desenvolve e cultiva os sete fatores da iluminação? Neste caso, Bhikshús, um Bhikshú desenvolve o Fator da Iluminação da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono (dos prazeres sensuais deste mundo). É dessa forma, Bhikshús, que um Bhikshú que tem pessoas admiráveis como bons amigos desenvolve e cultiva os sete fatores da iluminação.”

MEU COMENTÁRIO: Em língua Páli, há o termo “Kaliyánamitta”, que define alguém que é capaz de nos orientar, um amigo, companheiro de jornada. Normalmente visto como um amigo real, a palavra tem conotação mais profunda, quando um INIMIGO ao nos fazer mal, pode despertar em nós virtudes e coragem para seguirmos adiante.

भन्थो सुनन्थो भिक्षु

Vantê SUNANTHÔ BHIKSHÙ

“Ninguém tem tão pouco a ponto de não poder doar nada. Toda e qualquer doação é fundamental para a continuidade de minha missão no Brasil – informe-se sobre como colaborar.”