s Dez Aperfeiçoamentos (DÁSSA PARAMITÁ) do Cultivo Mental, que conduzem à Iluminação: 

 

 

 

 

GENEROSIDADE – Para eliminar o apego aos bens materiais. Somente as pessoas que praticam o desapego, através do compartilhamento de seus bens, se beneficiam com a enorme sensação de bem estar que o ato de doar proporciona. Através do bom karma produzido pela generosidade, o que foi doado retorna em dobro. Todas as pessoas são capazes do doar, porém, muitas não sabem disto! 

 

 

CONDUTA MORAL – Para eliminar as impurezas da mente. Quem leva uma vida digna, seguindo os preceitos morais e éticos, tem uma vida mais feliz, porque não tem medo de ser censurado nem criticado por ninguém. As pessoas que têm conduta moral correta, são admiradas e respeitadas por todos, onde quer que vão. 

 

 

 

RENÚNCIA – Aos conceitos errados e prazeres fúteis e vulgares. Somente renunciando ao excesso de prazeres mundanos e vulgares alguém é realmente capaz de purificar a mente. O Buddhismo é um Treinamento Mental, um sistema disciplinar de Purificação Mental. Enquanto as pessoas estiverem apegadas aos prazeres e impurezas do mundo, não há condição real de cultivar a pureza mental. Portanto, a renúncia em função de um Treinamento sério e consistente é fundamental. 

                                       

SABEDORIA – Para ver as coisas como elas realmente são, sem ilusões. A Sabedoria verdadeira, consiste em ver os fenômenos da vida do jeito que eles realmente são e não com a vista embaçada pelas ilusões, ansiedades e falsas expectativas que criamos com nossas formações mentais. No Treinamento proposto pelo Buddha, a Sabedoria é atingida pela prática das virtudes e da Meditação, séria, disciplinada e regular. Assim, a Sabedoria é como uma espada, cortando de nossas mentes todo tipo de ignorância.

 

ENERGIA – Para viver a vida com alegria e autoconfiança. O Buddhismo é difícil de ser praticado, exige persistência, dinamismo. Não é algo do passado, mas sim um Treinamento tão válido hoje quanto foi na época que o Buddha o prescreveu. Portanto, praticar o Buddhismo exige energia, alegria, disposição, confiança de estarmos trilhando o Caminho certo! 

 

 

 

PACIÊNCIA – Consigo mesmo e com todos os seres. Primeiramente, devemos ser pacientes com nós mesmos. Somos falíveis, imperfeitos, sujeitos a cometer erros e recaídas durante o Caminho. Por isto, se não podemos ser sempre indulgentes com nossas faltas, também não devemos ser impacientes! Também com as demais pessoas, devemos cultivar a virtude da paciência, afinal, cada pessoa tem seu próprio nível de cultivo mental. Umas são mais desenvolvidas, outras ainda estão muito longe do Caminho para a Iluminação. Devemos manter isto sempre em mente e, com paciência, ver nas falhas dos outros um motivo para nosso aprendizado. Tornar-se uma pessoa paciente é “trabalho de formiguinha”.

VERDADE – No modo de conduzir a própria vida e no relacionamento interdependente com as outras pessoas.

Há muitos caminhos e doutrinas no mundo. Porém nenhum mestre na História da Humanidade nos deu o direito de duvidar de suas palavras, até que sejam verificadas e comprovadas em nossa vida diária, sem fé cega, mas através da experiência própria. Somente O Buddha nos garantiu este direito da dúvida! Portanto, a verdade dos Ensinamentos é uma das bases do Buddhismo. Sendo assim, um buddhista realmente sério, tem a verdade como parte de sua vida, assim como o próprio Buddha viveu e ensinou, baseado na verdade absoluta. A Verdade é capaz de dizimar dúvidas, trazer certezas e, iluminando a mente, nos libertar.

 

DETERMINAÇÃO – Para continuar praticando, no firme propósito de não se desviar do Caminho. Qualquer tipo de treinamento, seja físico ou mental, requer persistência, força de vontade, determinação! Ninguém pode imaginar que vai “malhar” numa academia e, logo no primeiro dia, sair de lá forte e saudável, não é? Da mesma forma, o Treinamento Mental proposto pelo Buddha exige determinação, para ser bem sucedido. Quem quer realmente seguir o Cultivo Mental que o Buddha praticou e nos deixou como herança, tem que ter uma boa dose de determinação. 

 

AMOR INCONDICIONAL – Altruísta, desinteressado, igual por todas as criaturas. Amor incondicional é diferente do amor de um homem por uma mulher ou entre pessoas do mesmo sexo. Isto porque não envolve atração física, não é amor carnal, não depende do fogo da paixão, nem do sexo.

Mettá, em língua Páli ou Maitrí, em Sânscrito, é um amor especial, puro, sem qualquer tipo de interesse nem expectativa de retorno. Por isso é um sentimento muito difícil de ser desenvolvido.

No Buddhismo, fala-se muito sobre Mettá, como se fosse algo bastante fácil de ser sentido e compartilhado, porém, é preciso muito estudo, sério e profundo e uma grande prática das virtudes e do cultivo mental para atingirmos este sentimento tão puro e sublime! Só falar sobre isso é teoria, a prática não é tão simples… 

EQUANIMIDADE – Visão das coisas com julgamento imparcial, desprovida de dualidade e preconceito.

Desde pequenos, somos condicionados por nossa família e pela Sociedade a desenvolvermos conceitos, opiniões e preconceitos sobre as mais diversas coisas. Somos criados deste modo e muitas vezes nos apegamos tanto a nossos conceitos, que nos é quase impossível abrir mão deles. Na verdade, algumas pessoas são capazes de morrer defendendo suas opiniões extremistas e arraigadas!

O Buddha nos ensinou que qualquer tipo de apego é um obstáculo para a Iluminação. Então, quanto menos conceitos tivermos e quanto menos apego a eles, mais próximos estaremos do Estado Mental de Nirváña, o objetivo final da prática buddhista. Devemos ver as coisas de um ponto de vista equânime, sem extremismo, baseados na certeza de que todas as coisas são relativas, mutáveis, impermanentes e existentes dependendo de causas e condições, por isto, prender-se a conceitos é um obstáculo que devemos transpor. 

Este é o Caminho do Buddhismo para o fim de toda forma de inquietação mental (Dukkha). A prática destas virtudes, com constante estudo e persistência na Meditação, é o Caminho seguro, confiável e garantido para a felicidade eterna da mente que atingiu o Estado de Nirváña, que se pode alcançar no aqui e agora. Fiquem todos em Paz e protegidos!

भन्ते सुनन्थो भिक्षु

Vantê SUNANTHÔ BHIKSHÚ

TODO TIPO DE DOAÇÃO é sempre muito bem-vindo e necessário. Qualquer pessoa pode exercitar a prática da virtude da generosidade, doando alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal etc.

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